6 de dezembro de 2023
DestaqueGrupo especialÚltimas notícias

Antonio Nóbrega visita barracão da Porto da Pedra 

Cantor, ator e dançarino é personagem importante no enredo do Tigre para o Carnaval de 2024

Antonio Nóbrega visitou o barracão da Porto da Pedra, neste sábado, 23, e se emocionou com a estrutura do barracão e a quantidade de pessias envolvidas nos preparativos para o Carnaval 2024.

O artista é personagem importante no enredo O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular, que a Unidos do Porto da Pedra irá apresentar na Marquês de Sapucaí. 

Para Nóbrega: “ Uma coisa é a gente conhecer, ter informações do que é uma escola de samba, e outra coisa é a gente visitar uma escola de samba, dentro de sua estrutura mais intima. Então, eu estou fazendo esse passeio, essa jornada aqui pela Unidos do Porto da Pedra e realmente eu não tenho muito o que dizer nesse momente. Eu estou muito surpreendido pelo conjunto de atividades e de ações que envolvem o projeto de colocar uma escola de samba na rua. Meu primeiro depoimento é de uma pessoa impactada por tudo isso, e naturalmente devo dizer também honrado pelo fato de parte do meu trabalho estar associado ao samba enredo desse ano, na Unidos do Porto da Pedra”.

Acompanhado de sua esposa, Rosane Almeida, o artista foi recepcionado pelo presidente de honra da escola de samba, Fábio Montibelo, e do carnavalesco Mauro Quintaes. Ele pôde constatar a presença de importantes elementos da cultura pernambucana nas fantasias das 32 alas da vermelha e branca de São Gonçalo.

Nóbrega ainda posou para fotos no barracão e ao lado de funcionários da agremiação.

Natural de Recife (PE), Nóbrega teve o primeiro contato com a arte através do violino. Instrumento este que, até os dias de hoje, o acompanha em todas suas apresentações. Entre os anos de 1968 e 1970, participou da orquestra de câmara da Paraíba e da orquestra sinfônica do Recife. Já em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.

A partir de 1976, começou a desenvolver um estilo próprio de criação em artes cênicas e música. A lista dos seus espetáculos é longa, dentre eles estão A bandeira do Divino, A Arte da Cantoria, O Maracatu Misterioso, O Reino do Meio-Dia, Figural, Brincante, dentre outros. Mas é em outro grande espetáculo de Antonio que nos une para a folia 2024. Em “Lunário Perpétuo”, Nóbrega coloca as toadas e cantigas de cirandeiros, aboiadores e cantadeiras; choros, música de banda cabaçal e ponteados de violeiros, pifeiros e chorões; Passos, gingados e mugangas de sambadores, dançarinos e brincante, enfim, tudo que aprendeu durante sua caminhada.

Em 2024, o Tigre de São Gonçalo estará de volta ao Grupo Especial. O enredo para o próximo carnaval é de autoria do carnavalesco Mauro Quintaes, em parceria com o enredista Diego Araújo. A Unidos do Porto da Pedra abrirá os defiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí, no dia 11 de fevereiro, domingo de Carnaval.