26 de abril de 2024
DestaqueHot news

Celebrando Dia Nacional do Samba, Riotur elege Muso, Musa e Cidadão Não-Binário LGBTQUIAPN+ do Carnaval 2024

Concurso coroou Alexander Mota Rodrigues (Muso); Camila da Silva Carvalho (Musa) e Marcelo Mattos (Cidadão Não-Binário) como novos representantes da folia para o próximo ano

Comemorando com bastante alegria o Dia Nacional do Samba, a Cidade do Samba, na Gamboa, virou palco de mais uma grande disputa. Pela primeira vez na organização, a Riotur realizou o Concurso para eleger o Muso, Musa e Cidadão LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024, que teve como vencedores Alexander Mota Rodrigues (Muso); Camila da Silva Carvalho (Musa) e Marcelo Mattos (Cidadão Não-Binário).

Cada um dos eleitos receberá um prêmio no valor de R$12 mil, além da faixa com o título de Muso, Musa e Cidadã LGBTQIAPN+ do Carnaval 2024. Até 19 de fevereiro de 2024, irão representar a comunidade em eventos promovidos pela Riotur.

“Foi com muito orgulho, que a Riotur promoveu o concurso Muso, Musa e Cidadão Não-Binário LGBTQIAPN+. Reconhecemos o concurso como um grande passo para a inclusão, e para a pluralização da festa, que é a mais democrática do mundo”, ressalta Ronnie Costa, presidente da Riotur.

E a disputa foi acirrada. Uma comissão julgadora composta por membros indicados pela Riotur avaliou, com notas de 05 a 10, cada categoria, de acordo com os seguintes critérios: facilidade de expressão e desembaraço; simpatia; espírito carnavalesco e domínio da arte de sambar. Tudo isso com uma torcida que até às 16h pôde entrar gratuitamente para acompanhar o evento que exaltou o ritmo que é a cara do Rio e do Brasil.

Integrantes da Comissão Julgadora, estiveram presentes o presidente da Riotur, Ronnie Costa; Carlos Tufvesson, Coordenador Executivo da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio; Joyce Trindade, Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher; os jornalistas Gilberto Scofield e Yuri Fernandes; Barbara Sheldon, Superintendente da Diversidade Sexual de Nilópolis; e Wallace da Paz, representante do Concurso nas edições anteriores; além de Cláudia Silva, coordenadora de Comunicação Social da Riotur; Maria Paula Nunes, cenógrafa da Riotur e Tatiane Araújo, coordenadora de marketing da Riotur.

Durante dois dias, a casa do Carnaval foi palco de apresentações de escolas de samba do Grupo Especial, shows com Diogo Nogueira e Roda de Samba do Beco do Rato. A festa também teve exposição cultural e pontos de gastronomia variada.