26 de maio de 2024
Grupo especialÚltimas notícias

Autora do livro que inspirou enredo da Portela para o Carnaval 2024 celebra diálogo com o carnaval

A 21° edição da Bienal Internacional do Livro celebra, este ano, a carreira e a obra de Ana Maria Gonçalves. A romancista mineira escreveu o livro “Um defeito de cor”, base para o enredo da Portela para o ano de 2024. A obra narra a trajetória da protagonista Kehinde inspirada em Luísa Mahin, importante figura história durante a Revolta dos Malês, na Bahia. A cerimônia de abertura contou com a apresentação da escola de samba Portela para reverenciar Ana Maria e os 40 anos desse evento que foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

Animada com o reconhecimento, Ana Maria Gonçalves falou de sua emoção para o site CARNAVALESCO e fez sua aposta para o carnaval que se aproxima.

“Eu ainda não sei colocar em palavras isso não. Eu falei que vou viver e, depois da Bienal e depois do carnaval, eu tento entender o que é isso. Mas é algo grandioso, eu não tenho a menor dúvida. As conversas da literatura, principalmente da literatura que eu faço, com outras linguagens com um apelo que provavelmente um livro não alcançaria. Eu estou muito feliz com esse diálogo com a Portela. Eu acho que é um desfile que tem tudo para ser campeão sim”, disse a homenageada.

Ana Maria também se mostrou ansiosa para ver sua obra na Avenida. O enredo homônimo foi construído por Antônio Gonzaga e André Rodrigues e vai seguir a ótica do afeto.