20 de junho de 2024
Rio CarnavalÚltimas notícias

Plano Operacional para o Carnaval de Rua 2024 do Rio de Janeiro é Revelado pela Prefeitura, Antecipando a Presença de 5 Milhões de pessoas

A Prefeitura do Rio de Janeiro revelou nesta quinta-feira, no Centro de Operações, na Cidade Nova, o abrangente plano operacional para o Carnaval de Rua de 2024. Com um total de 453 desfiles e a presença de 10 megablocos, a programação está distribuída por diferentes regiões: Jacarepaguá (9 desfiles), Barra/Recreio/Vargens (12 desfiles), Grande Bangu (27 desfiles), Zona Oeste (29 desfiles), Grande Tijuca (60 desfiles), Zona Norte (56 desfiles), Ilhas (34), Centro (128) e Zona Sul (98).

O presidente da Riotur, Ronie Costa, destacou a disponibilidade do aplicativo (App Store e Google Store) que fornecerá informações sobre o carnaval e terá uma conexão direta com o Centro de Operações. Além disso, apresentará a agenda dos blocos para auxiliar os foliões. O aplicativo também estará disponível em versões em inglês e espanhol para turistas. Marcus Belchior, chefe executivo do Centro de Operações Rio, ressaltou a coordenação central das informações, realçando a parceria com o Waze para a divulgação em tempo real dos bloqueios das ruas.

Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública do Rio, anunciou que a dispersão dos blocos seguirá o esquema bem-sucedido do Carnaval de 2023. Uma novidade será a ronda Maria da Penha, com a participação da Guarda Municipal e da Secretaria da Mulher. A atuação da secretaria visa zelar pelo ornamento urbano, garantir a segurança do comerciante/ambulante credenciado, e seguir regras como a proibição de garrafas de vidro. Haverá apoio da Guarda Municipal para o trânsito, sinalização e proibição de estacionamento nas áreas dos blocos, assim como auxílio na dispersão dos mesmos.

Flávio, presidente da Comlurb, mencionou o recorde de equipamentos para o trabalho operacional. Fiscais estarão nos blocos para multar quem urinar nas ruas, com valores de R$ 773,65 para urina e R$ 282,38 para pequenos resíduos. O uso de eucalipto é a novidade para a limpeza das ruas após a passagem dos blocos.

No setor de tráfego, a CET-Rio contará com 38 painéis de mensagens orientativas, mais de 150 trocas de mensagens por dia, 320 operadores diários nas ruas, distribuição de mais de 5 mil materiais ao longo do carnaval, 20 reboques, 35 veículos operacionais, 49 motocicletas, 900 galhardetes e 36 faixas de orientação de trânsito, além de 14 equipes semafóricas por dia, com a alteração de mais de 450 planos semafóricos na cidade.