22 de fevereiro de 2024
Últimas notícias

SEOP abre 250 inscrições para ambulantes que desejarem trabalhar em pontos fixos no Carnaval 2024

Food trucks ou food bikes licenciados também poderão se inscrever esse ano

A Secretaria de Ordem Pública abre inscrições para os ambulantes que desejarem trabalhar em pontos fixos no entorno do sambódromo durante o período do Carnaval 2024. Ao todo, serão sorteadas 250 vagas para pontos fixos, sendo 70 para regulares e 180 para o cadastro reserva. A grande novidade para esse ano é que além de barracas, food trucks ou food bikes licenciados também poderão se inscrever. A inscrição é online (https://jeap.rio.rj.gov.br/je-sorteio/inscricao-nao-iniciada/800?cid=4552) e vai até a próxima quinta-feira, dia 18, às 10h. Será permitida apenas uma inscrição por pessoa para os pontos de barracas ou pessoa jurídica para os casos de food trucks ou food bikes.

– O Sambódromo é a grande atração do Carnaval do Rio, além dos blocos de rua, por isso a Prefeitura todo ano habilita ambulantes para que trabalhem no entorno da Marquês de Sapucaí. Então, a gente reforça aqui o convite para que os interessados em atuar como ambulante se inscrevam e participem do sorteio, para que a gente possa ter um carnaval com muita alegria, mas também com economia funcionando bem, as pessoas conseguindo vender e encontrar também uma forma de melhorar as suas rendas -, afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

É proibida a inscrição de um mesmo auxiliar para mais de um ponto sorteado, sob pena de exclusão do candidato. Os inscritos deverão apresentar documentação e a não apresentação dentro dos prazos previstos excluirá o candidato do sorteio. Outro detalhe importante é que o titular da autorização só pode contar com um único auxiliar e que poderá substituí-lo ou representá-lo no momento da ação de fiscalização. A inclusão do auxiliar deverá ser realizada no momento da inscrição do titular, devendo observar as informações no sistema no ato da inscrição. Sendo impedida a sua substituição ou inclusão após a efetivação da inscrição. As autorizações serão concedidas para ambulantes, mediante sorteio e maiores de 18 anos. Todos os participantes precisam residir na cidade do Rio de Janeiro. 

Divulgação dos nomes dos contemplados e escolha dos pontos

Os nomes dos sorteados serão divulgados na quinta-feira, dia 18/01, a partir das 11h. A convocação, entrega de documentos e escolha dos pontos acontecerá na segunda-feira, 22/01, às 10h e às 13h, conforme a ordem dos contemplados. Os ambulantes que ficaram no cadastro reserva devem comparecer no dia 23/01, também em dois horários: às 10h e às 13h. Todos os sorteados também terão que participar presencialmente de palestras educativas na sede da Prefeitura. Todas as informações sobre as inscrições foram publicadas no Diário Oficial na última sexta-feira, dia 12.  A Coordenadoria de Controle Urbano fica localizada na Rua Ministro Hélio Beltrão, 50, Estácio. 

Créditos: Fábio Costa