18 de junho de 2024
Rio CarnavalÚltimas notícias

Carrossel de Emoções e Chá da Alice inauguram circuito de megablocos; confira esquema operacional pela cidade

Foliões podem encontrar programação dos blocos em aplicativo e site oficiais da festa

Em seu fim de semana de estreia, o circuito de megablocos, no Centro do Rio, promete arrastar uma multidão de foliões com os desfiles dos blocos Carrossel de Emoções, no sábado, 20/1, e Chá da Alice, no domingo, 21/1. Para dar ‘start’ na realização dos megablocos na segunda semana de agenda oficial dos blocos, a Prefeitura do Rio por meio da Riotur, apresenta um esquema que conta com o apoio de diversos órgãos municipais e estaduais, que garantirá diversão aos cariocas e turistas que estiverem na cidade. 

“Esse será o primeiro fim de semana com desfiles no circuito de megablocos, estamos com tudo pronto para garantir ao folião alegria, segurança e lazer em todos os blocos do Carnaval de Rua. A Riotur trabalha no planejamento junto aos órgãos públicos com antecedência para a qualidade da festa.” destaca Ronnie Costa, presidente da Riotur.

Um dos blocos mais conhecidos dos cariocas e turistas, o ‘Carrossel de Emoções’ é símbolo da diversidade de ritmos, exaltando o funk, o samba, opagode e a música pop. Já no dia seguinte, o ‘Chá da Alice’ faz a festa com a presença da rainha do axé Daniela Mercury, que pela primeira vez se apresenta no circuito dos blocos de rua da cidade. 

Mas a pré-folia não para por aí: por todo Rio, blocos de rua vão os foliões que estiverem nas ruas. Para saber onde encontrar seu favorito, basta baixar o app Blocos Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. Lá é possível encontrar todos os blocos do Carnaval Rio 2024, com data, horário e percurso completos. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. Ou visite o site https://www.carnavalderua.rio/, que reúne também o calendário dos desfiles, notícias sobre os blocos e mais informações sobre o Carnaval de Rua Rio 2024. 

Esquema operacional com demais órgãos

Para garantir que o público aproveite a festa com segurança e conforto, a Prefeitura, através da Riotur, preparou um grande esquema para os desfiles de sábado e domingo. Entre as novidades serão montados dois pontos de hidratação: um na rua Primeiro de Março, em frente ao Tribunal de Justiça e outro na Rua Araújo Porto Alegre, para o desfile dos blocos Carrossel de Emoções, no sábado, e Chá da Alice, no domingo. Ao todo serão distribuídos 30 mil litros de água gelada, o que equivale a 150 mil copos de 200 ml. 

Os pontos contarão com 40 aguadeiros que servirão água ao longo do percurso dos blocos, dois caminhões pipa com 15 mil litros de água cada um e duas tendas para acomodação das bombas de água. Ambas serão facilmente identificadas pelos foliões que forem curtir os desfiles.

A Secretaria Municipal de Saúde contará, pela primeira vez, com dois postos médicos com capacidade para atender as principais urgências. O funcionamento acontecerá na Praça Ana Amélia e no Largo da Carioca, no sábado e no domingo. Ambos serão equipados com macas e cadeiras de hidratação, além de um leito de suporte avançado. Ambulâncias estarão disponíveis para casos que necessitem de transferência para a rede hospitalar.

Limpeza urbana

Cerca de 300 garis farão a limpeza da rua Primeiro de Março, no Centro, nos dois dias de desfile de megablocos.

Serão disponibilizados 600 contêineres na área de concentração e no percurso das agremiações para que o público possa fazer o descarte correto de seus resíduos. Neste ano, a Comlurb contará com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheirinho agradável após a lavagem das vias com água de reuso.

Equipes do Lixo Zero estarão nas ruas. Quem for flagrado pela fiscalização urinando em via pública será autuado no artigo 103 A, da Lei de Limpeza Urbana, e receberá uma multa no valor atual de R$ 773,65. Já quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches, será multado em R$ 282,38, de acordo com o Art. 82.

Ordenamento urbano

A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) montaram operação especial de ordenamento urbano e de trânsito para os desfiles que aconteceram neste fim de semana, com efetivo de mais de 1.000 agentes. Eles atuarão nos ensaios técnicos das Escolas de Samba, no Sambódromo, e também nos desfiles de blocos que acontecerão em todas as regiões da cidade. 

Para os desfiles dos blocos, o efetivo contará com cerca de 800 agentes. A operação começará na sexta-feira (19/01) com ações preventivas de patrulhamento e fiscalização para megablocos, como o “Carrossel de Emoções” e “Chama Gente”. As equipes atuarão na concentração, vão acompanhar o trajeto e também na dispersão dos blocos com ações de ordenamento urbano, fiscalização do comércio ambulante irregular, com atenção especial a apreensão de garrafas de vidro que são proibidas e podem causar acidentes, e coerção a delitos. 

Os guardas municipais também atuarão no monitoramento e fiscalização do trânsito, operando bloqueios viários, orientando a travessia de pedestres e coibindo irregularidades. A operação também terá como objetivo minimizar possíveis impactos no trânsito e agilizar a abertura das vias após o encerramento dos eventos.

Trânsito e mobilidade

Já a CET-Rio montou esquema especial para os desfiles dos blocos. Neste fim de semana, os foliões poderão festejar pelos bairros do Centro, São Conrado, Ilha do Governador, Tijuca, Grajaú, Pedra de Guaratiba, Botafogo, Humaitá e Piedade. 

Equipes da CET-Rio, da Guarda Municipal e apoiadores de tráfego, com veículos operacionais e motocicletas irão trabalhar a favor da fluidez do trânsito, manutenção dos cruzamentos livres, coibição do estacionamento irregular e atuação nos bloqueios, como também, na orientação dos pedestres, foliões e motoristas. Técnicos da CET-Rio, diretamente do Centro de Operações Rio (COR), irão monitorar em tempo real toda a movimentação do trânsito através das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de garantir as boas condições viárias.

A partir da dispersão do bloco e a limpeza da via, o tráfego de veículos retorna às condições normais.

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS

SÁBADO (20/01)

CENTRO

Interdições a partir das 5h às 13h

– Avenida Presidente Antônio Carlos, da Avenida Beira Mar até o cruzamento com as avenidas Franklin Roosevelt e Presidente Wilson;

– Avenida Presidente Antônio Carlos, desde o cruzamento com as avenidas Franklin Roosevelt e Presidente Wilson até a Rua Primeiro de Março;

– Rua Primeiro de Março, desde o cruzamento a Avenida Antônio Carlos até a Avenida Presidente Vargas;

– Todos os acessos para a Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Diversas vias do entorno da Avenida Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março terão o estacionamento proibido desde às 23h do dia anterior, portanto, NÃO É RECOMENDADA A 

Para o deslocamento dos condutores que circulam entre o Centro, Zona Norte e Zona Sul, a recomendação é utilizar as rotas, pela Lapa, Rua Teixeira de Freitas e Avenida Mem de Sá, ou os túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar. 

Para aqueles que possuem compromissos com horários marcados, como voos no Aeroporto Santos Dumont e viagens na Rodoviária Novo Rio, a sugestão é a antecipação do deslocamento.

Outra recomendação importante aos deslocamentos é dar prioridade à utilização dos trens da Supervia e o Metrô, já que esses modos de transporte são de alta capacidade e não são diretamente impactados por fechamentos viários.

ZONA SUL

Laranjeiras/Botafogo

Interdição das 10h às 14h

Interdição ao tráfego de veículos de um lado da Rua General Glicério, na altura da Praça Jardim Laranjeiras, enquanto o lado oposto será utilizado como mão dupla ao trânsito.

Proibição de estacionamento a partir das 18h de sexta-feira (19/01) até às 16h de sábado, dia 20/01 na Rua General Glicério:

– Lado par: Entre Rua Belizário Távora e a Rua Professor Ortiz Monteiro.

– Lado ímpar: Entre a Rua Professor Estelita Lins e a Rua Professor Ortiz Monteiro.

São Conrado

Interdição das 8h às 15h

– Avenida Prefeito Mendes de Morais, em ambos os sentidos, entre a Rua Herbert Moses e a Rua Engenheiro Armandino de Carvalho.

Proibido o estacionamento das 18h de sexta-feira (19/01) às 22h de sábado (20/01)

– Avenida Prefeito Mendes de Morais, entre o nº 808 e a Avenida Niemeyer;

– Rua Hebert Moses, no lado esquerdo da via, sentido Autoestrada.

ZONA NORTE

Interdições programadas

Concentração: 9h às 10h – Estrada Rio Jequiá, entre a Rua Formosa do Zumbi e a Rua Gáspar de Souza;

Interdições durante o desfile do bloco

10h às 14h – Itinerário: Estrada do Rio Jequiá, Rua Maldonado, Rua Paramopama e Praça Iaiá Garcia, onde será a dispersão do bloco.

DESVIOS

– Veículos que seguem do retorno da Estrada Rio Jequiá, em direção a Rua Formosa do Zumbi, seguirão pela Rua Gáspar de Souza, Praia do Zumbi e Rua Formosa do Zumbi.

– Veículos procedentes da Rua Gáspar de Souza, em direção à Rua Formosa do Zumbi, seguirão pela Rua Serrão, Rua Peixoto de Carvalho, Praia do Zumbi e Rua Formosa do Zumbi.

Avenida Maracanã – Tijuca

Interdição das 16h às 22h

Avenida Maracanã, entre a Rua Garibaldi e a Rua Marechal Trompovski.

ZONA OESTE

Pedra de Guaratiba    

Interdição das 16h às 22h 

Rua Barros de Alarcão, entre a Rua Professor Bastos e a Rua Saião Lobato.

DESVIOS

Os veículos deverão seguir pela Rua Professor Bastos e, em seguida, acessar a Rua Belchior da Fonseca.

DOMINGO 21/01/2024

Centro

Avenida Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março

Interdições a partir das 5h às 13h

– Avenida Presidente Antônio Carlos, da Avenida Beira Mar até o cruzamento com as avenidas Franklin Roosevelt e Presidente Wilson;

– Avenida Presidente Antônio Carlos, desde o cruzamento com as avenidas Franklin Roosevelt e Presidente Wilson até a Rua Primeiro de Março;

– Rua Primeiro de Março, desde o cruzamento a Avenida Antônio Carlos até a Avenida Presidente Vargas;

– Todos os acessos para a Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Diversas vias do entorno da Avenida Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março terão o estacionamento proibido desde às 23h do dia anterior, portanto, NÃO É RECOMENDADA A IDA E VOLTA COM VEÍCULO PARTICULAR ao evento. 

DESVIOS E ROTAS ALTERNATIVAS

Para o deslocamento dos condutores que circulam entre o Centro, Zona Norte e Zona Sul, a recomendação é utilizar as rotas, pela Lapa, Rua Teixeira de Freitas e Avenida Mem de Sá, ou os túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar. Para aqueles que possuem compromissos com horários marcados, como voos no Aeroporto Santos Dumont e viagens na Rodoviária Novo Rio, a sugestão é a antecipação do deslocamento.

Outra recomendação importante aos deslocamentos é dar prioridade à utilização dos trens da Supervia e o Metrô, já que esses modos de transporte são de alta capacidade e não são diretamente impactados por fechamentos viários.

ZONA SUL

Botafogo/Humaitá

De 9h às 18h

– Largo dos Leões, via interna, entre a Rua Conde de Irajá e Rua Marques;

 Do meio-dia às 18h

 – Rua Marques;

 – Rua Capistrano de Abreu;

– Rua Conde de Irajá, entre a Rua Voluntários da Pátria e a Rua São Clemente (durante a passagem do bloco).

PROIBIDO O ESTACIONAMENTO A PARTIR DAS 18h DO DIA 20/01 ATÉ ÀS 21h do dia 21/01

 – Rua Marques, entre a Rua Humaitá e a Rua Capistrano de Abreu;

– Rua Capistrano de Abreu, em toda a extensão da via;

– Rua Conde de Irajá, entre a Rua Capistrano de Abreu e a Rua São Clemente.

ZONA NORTE

Piedade

Interdição das 16h às 22h

Rua Pedro Domingues, entre a Rua Angelina e a Rua Silvana, em frente à edificação nº 80.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

– Para a segurança de todos, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais sinalizados, observando sempre as orientações dos agentes de trânsito;

-É muito importante que sejam respeitadas as ordens dos agentes de trânsito e também toda a sinalização implantada na área.

-Utilização dos transportes públicos como trem, ônibus e metrô;

-Respeitar os locais e horários de proibição de estacionamento;

-Sempre que possível, evitar circular de carros pelas regiões onde ocorrerão as interdições.

Confira abaixo os principais blocos do fim de semana: 

Sábado – 20 de janeiro

Carrossel de Emoções

Rua Primeiro de Março, 57 – Centro

Concentração: 7h

Chame Gente (São Conrado)

Av. Prefeito Mendes de Moraes, 900 – São Conrado

Concentração: 9h

Os 20 de Ouro do Mestre Odilon

Estrada do Rio Jequiá, 482 – Zumbi Ilha do Governador

Concentração: 9h

Sorvetada Gigantes da Lira

Praça Jardim Laranjeiras – Laranjeiras

Concentração: 10h

Bloco Carnavalesco Nem Muda Nem Sai de Cima

Av. Maracanã, 838 – Tijuca

Concentração: 16h

Bloco Seu Kuka e Eu do Grajaú

Rua Barão de Mesquita 1032 – Tijuca

Concentração: 16h

Tá Chegando a Hora

Rua Barros de Alarcão, 370 – Pedra de Guaratiba

Concentração: 16h

Domingo – 21 de janeiro

Chá da Alice com Daniela Mercury

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Concentração: 7h

Bloco Caminhadinha

Largo dos Leões – Humaitá

Bloco Só Caminha

Largo dos Leões – Humaitá

Concentração: 12h

Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade

Rua Pedro Domingues, 80 – Encantado

Concentração: 16h

CRÉDITOS: Chá da Alice Gabriel Monteiro / Riotur

Carrossel de Emoções Marco Teixeira/Riotur