17 de julho de 2024
Série ouro

Com compromisso ambiental, Liga RJ cria diretoria de sustentabilidade

A Liga RJ tem mais um membro no seu corpo diretor. Trata-se de Diego Carbonell, que assume a área de sustentabilidade rumo ao Carnaval 2025. Ele chega à entidade que organiza a Série Ouro após realizar trabalho na Superliga, na Intendente Magalhães, além de desempenhar tal função no Império Serrano.

Especialista em Sustentabilidade e ESG, Integrante da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável do Fórum da Alerj e coordenador da Comissão Especial de Sustentabilidade do CRA-RJ, Diego Carbonell reforça a Liga RJ com o intuito de implantar práticas ambientais corretas aos desfiles da Série Ouro. Ele falou sobre as diretrizes do trabalho a ser desenvolvido na entidade carnavalesca: 

– O grande desafio será envolver as agremiações, seus componentes e suas comunidades nas ações socioambientais que serão realizadas, impulsionando assuntos como diversidade sexual, igualdade racial, acessibilidade e mulheres no âmbito social, e circularidade, logística reversa, reciclagem e questões climáticas no pilar ambiental. Esses temas eu pude trabalhar e foram pilares adotados quando estive na Superliga – afirmou o diretor de sustentabilidade da Liga RJ. 

Na Superliga, Carbonell liderou a realização do primeiro Carnaval Carbono Zero da história, com 522 toneladas de CO2 equivalente compensados através da aquisição de créditos de carbono, destinados para projetos de preservação e reflorestamento na Região Amazônica. A Intendente Magalhães também contou com coleta seletiva pela primeira vez, numa parceria com o projeto “Folia Verde”, da Secretaria de Meio Ambiente e Clima e a Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro, com mais de 3,6 toneladas de material reciclável coletado.

Em 2025, os desfiles da Série Ouro serão nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, na Marquês de Sapucaí. Na próxima terça-feira (18), a ordem de apresentação das escolas será decidida em evento na Zona Sul do Rio de Janeiro.