19 de abril de 2024
Grupo especialÚltimas notícias

A Unidos da Tijuca traz, para o carnaval de 2024, as lendas portuguesas com certeza!

O Conto de Fados é o enredo da agremiação

A Unidos da Tijuca, no carnaval de 2024, embarca em uma viagem a uma Portugal mítica e mística repleta de fábulas. Um enredo que contará, em clima de encantamento, fatos, mistérios e lendas populares que pairam sobre a formação dessa nação.

Nessa história, um dos protagonistas será o “Fado”, que em seus múltiplos significados, além de representar o gênero musical típico lusitano, traz consigo a ideia de destino e de fabulação. Nesse jogo de palavras o “Conto de Fada” se torna “Conto de Fado”, o lúdico e o imaginário interagem com as histórias narradas, inventadas, repaginadas.

“OFIUSSA”, a Terra das serpentes”, o nome grego dado na mitologia a Portugal, é o ponto de partida desse nosso relato cantado, contado como um “Fado”: o destino. Está selado o destino da Unidos da Tijuca, viver essa experiência cheia de fantasia, a alma de todo carnaval.

Traremos a história dessa nação que se notabilizou pelos grandes feitos no passado, pelas conquistas e reconquistas, por suas lendas e mistérios do além mar, uma tradição oral que, ao longo do tempo, criou versões e mitificou personagens heroicos. Essas histórias, incorporadas ao imaginário do povo português, perduram até hoje, compondo um mosaico multifacetado de culturas.

Por fim, o enredo ressalta o grande mistério da fé e de um segredo bem guardado quando todas as crenças se unem em oração, em consagração através de milagre e aparição. Vale a pena conferir? Tudo vale a pena .. por que Alma Carnavalesca não é pequena.